Conselho abre inscrições para exames de peritos e auditores

Conselho abre inscrições para exames de peritos e auditores

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) abre nesta segunda-feira (15/5) as inscrições para dois Exames de Qualificação Técnica (EQTs) voltados a profissionais da contabilidade que pretendam fazer parte do Cadastro Nacional de Peritos Contábeis (CN

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) abre nesta segunda-feira (15/5) as inscrições para dois Exames de Qualificação Técnica (EQTs) voltados a profissionais da contabilidade que pretendam fazer parte do Cadastro Nacional de Peritos Contábeis (CNPC) e também para o Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI). Os profissionais que integram o CNAI estão creditados a atuar nas instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central (BC), pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), observadas suas respectivas habilitações.

Na última quinta-feira (11/5), a Comissão EQT Peritos do CFC esteve reunida para validar as questões da prova, que está em sua primeira edição. “O exame é para avaliar o conhecimento técnico dos profissionais e permite criar um cadastro único que pode ser usado em consultas públicas, principalmente, por órgãos do Judiciário”, destaca a conselheira do CFC Sandra Batista.

O CNPC foi criado em março do ano passado pelo CFC com o objetivo de oferecer ao Judiciário e à sociedade uma lista de profissionais qualificados que atuam como peritos contábeis. Com o cadastro é possível identificar geograficamente onde estão os profissionais e também selecioná-los por especialidade.

O cadastro surgiu tendo em vista as recomendações do novo Código de Processo Civil Brasileiro, que determina que os juízes sejam assistidos por peritos quando a prova do fato depender de conhecimento específico, bem como os tribunais consultem os conselhos de classe para formar um cadastro desses profissionais.

“Conhecimento técnico é obrigação do profissional da contabilidade, que cada vez mais precisa demonstrar sua qualificação para atender às novas exigências do mercado”, avalia o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CFC, Nelson Zafra.

Para participar do CNPC, o profissional precisa ter sido aprovado no EQT ou, até dezembro de 2017, comprovar experiência na área. Já a partir de 2018, a única forma de fazer parte do CNPC será por meio da prova de conhecimentos técnicos.

Já o EQT para os auditores está em sua 17.ª edição. As inscrições para ambos os exames vão até 30 de junho e custam R$ 150. As provas serão realizadas em agosto, conforme calendário do edital. Para acessar o edital da 17.ª Edição do Exame de Qualificação Técnica de auditores clique aqui.(http://cfc.org.br/exame-de-qualificacao-tecnica/17o-exame-de-qualificacao-tecnica/)

Para acessar o edital do 1.º Exame de Qualificação Técnica para cadastro de peritos, clique aqui (http://cfc.org.br/exame-de-qualificacao-tecnica/1o-exame-de-qualificacao-tecnica-para-pericia-contabil/)

Compartilhar