Como gerir com eficiência as despesas dos colaboradores fora da empresa e, ainda, economizar

Como gerir com eficiência as despesas dos colaboradores fora da empresa e, ainda, economizar

Empresa desenvolveu tecnologia que executa a política de gastos corporativos via app e dispensa o uso de cartões de crédito. Conheça 4 formas de gerir despesas

A matemática da conferência e reembolso é a maior dor de cabeça das empresas quando o assunto é gestão de despesas corporativas. Um estudo da Global Business Travel Association (GBTA) aponta que processar um único relatório de despesas leva, em média, 20 minutos e custa US$ 58, enquanto 19% dos relatórios apresentam erros, necessitando mais 18 minutos e US$ 52 adicionais para a correção de cada um. As despesas mais comuns são com aplicativos de mobilidade, combustível, alimentação, hospedagem, passagens aéreas, materiais de escritório e de limpeza. Imagine agora o gasto financeiro e de tempo para uma empresa com 96 mil colaboradores.

Era o caso de um dos clientes da VOLL, empresa especializada na gestão de viagens e mobilidade corporativa, antes de conhecer o VOLL Pay, uma tecnologia mobile-first que entrega uma solução completa de gestão de despesas corporativas e ajuda na definição e execução da política de gastos da empresa. Ele permite que a companhia tenha em mãos um compilado único com o custo real de toda a jornada, sem dores de cabeça e total transparência.

Conheça abaixo 4 formas de gerir despesas de colaboradores e economizar:

  • Inclua a política de gastos na cultura da empresa

Um problema comum das empresas é conseguir rastrear e reduzir gastos fora da política sem impedir que os colaboradores comprem o que precisam, quando precisam. Por isso, o diretor financeiro e cofundador da VOLL, Eduardo Vasconcellos, sugere que todas as regras de despesas e reembolsos devem ser alinhadas com os funcionários antes que os gastos sejam realizados, e também que a empresa esteja aberta ao diálogo com os colaboradores sobre o assunto, tirando dúvidas e recebendo sugestões. “A vantagem do VOLL Pay em comparação ao cartão de crédito corporativo é poder estabelecer um teto de gasto para cada categoria de despesa, como alimentação, transporte etc. Caso o colaborador precise exceder o valor em alguma delas, ele pode fazer uma solicitação pelo próprio app, que é enviada imediatamente ao gestor responsável para deliberação”, explica.

  • Adote iniciativas contra roubo de dados e fraudes

Outro motivo para evitar cartões de crédito corporativos é impedir o roubo de dados, que cresceu com a pandemia de Covid-19, uma vez que as pessoas passaram a fazer mais compras online. Estima-se que, na próxima década, a indústria global de cartões de crédito perderá US$ 400 bilhões por fraudes. “Para as empresas, isso gera mais um ponto na jornada da gestão de despesas. Como os pagamentos no VOLL Pay são feitos via PIX, que não é passível de fraudes e viabiliza transações totalmente rastreáveis, eliminamos o problema dos roubos de cartão de crédito. Essa é uma tecnologia inédita no mercado brasileiro”, comenta Eduardo.

  • Automatize os processos e faça análise de dados

A automatização do processo de pagamento torna a vida do colaborador muito mais fácil, e o mesmo acontece para o administrador quando se elimina processos na gestão de despesas. Melhor ainda quando é possível fazer os dois em uma só plataforma. O diretor destaca que “quanto mais automatizado o processo de gestão de despesas for, mais fácil e rápido se torna a análise de padrões de comportamento de gastos por parte da equipe administrativo-financeira”, como acontece com as empresas que usam VOLL Pay. Ter uma plataforma que oferece insights em tempo real, de forma clara e objetiva, evita o desgaste da equipe administrativo-financeira, que não precisa se debruçar sobre as confusas faturas de cartão de crédito, e dos demais colaboradores, que não precisam mais prestar esclarecimentos mês a mês.

  • Não abra mão da transparência

Quando falamos em finanças, a transparência é uma característica essencial, tanto para os gestores quanto para os colaboradores. Ela evita dúvidas, retrabalho e também desconfiança, que pode desencadear problemas mais sérios. A transparência começa no diálogo com os colaboradores e na inserção da política de gastos na cultura da empresa e vai até a criação de documentos disponíveis para consulta contendo detalhes de todas as transações da empresa. “No VOLL Pay, os pagamentos são feitos apenas depois da identificação da despesa (a categoria, o valor e o motivo do gasto), permitindo à plataforma legitimar a transação sem que seja necessário prestar contas após o pagamento, nem autorizar a despesa, já que a autorização é feita previamente à transação em si”, afirma Eduardo.

Todo mundo ganha com o VOLL Pay porque ele otimiza a gestão de despesas do início ao fim. A plataforma representa mais autonomia para os colaboradores e transparência total quanto aos seus gastos para quem administra, tornando a rotina mais produtiva e reduzindo custos. Os colaboradores podem pagar tudo o que consomem fora da empresa, especialmente durante uma viagem corporativa, com a facilidade e a rapidez do PIX, sem ter que prestar contas, pedir reembolso ou se preocupar com problemas como perda e roubo de cartão de crédito, com aumento da segurança e bem-estar.

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