Mais pobres compram menos, mas classe C sustenta alta de consumo no Brasil

Mais pobres compram menos, mas classe C sustenta alta de consumo no Brasil

Volume de consumo da classe C aumentou 6% nos nove primeiros meses de 2013

Entre janeiro e setembro de 2013, o consumo de produtos teve crescimento de 3% em volume ante o mesmo período no ano passado, segundo estudo divulgado nesta sexta-feira pela consultoria Kantar Worldpanel. De acordo com a consultoria, o resultado é fruto do maior acesso da classe C, que aumentou o consumo em 6% no período. As classes D/E, contudo, tiveram queda de 2%.

As classes A/B também aumentaram o consumo, mas em ritmo menor: 2%, de acordo com o levantamento.

Se a classe C impulsiona o consumo, as classes D/E seguem o caminho oposto nos nove primeiros meses do ano. Contudo, apesar da retração, o número de itens comprados por ida ao estabelecimento comercial aumentou na comparação com o ano passado. Mesmo com menos dinheiro no bolso, esses consumidores continuam comprando produtos considerados de categorias não básicas, como detergente líquido para roupas, pratos prontos e requeijão.

O levantamento também mostrou a influência das regiões do País no consumo. O Centro-Norte do País (que engloba Centro-Oeste, Norte e Nordeste e as regiões do interior do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais) foi o grande responsável pelo aumento do consumo, com alta de 2% no volume.

 

http://economia.terra.com.br/mais-pobres-compram-menos-mas-classe-c-sustenta-alta-de-consumo-no-brasil,a9ebbb6b17ce2410VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html

Compartilhar