O tripé da inovação

O tripé da inovação

A Inovação é obtida por um tripé importante: Capital, Conhecimento e Empreendedorismo

Nosso país tem conhecimento, pois anualmente formamos inúmeros mestres e doutores, mas analisando profundamente essa realidade, é percebida a falta de entusiasmo, de gana em comparação aos pesquisadores do exterior. É importante prepará-los com visão empreendedora, o que não significa somente montar empresas, e sim pensar de forma diferente, é investir pesado na juventude do conhecimento a fim de obter bons resultados a médio e longo prazo.

O grande desafio é transformar conhecimento em riqueza, falta empreendedorismo na base da população, é preciso plantar essa semente aliada ao conhecimento. Filosofia empreendedora é questão de atitude, de produzir a fim de conquistar algo melhor, hoje se fala muito em Copa do Mundo, mas se o governo não tiver um modelo de gestão bem definido após esses eventos, estamos perdidos. Esses eventos são interessantes, porém, geram negócios as construtoras e algumas empresas ligadas à cadeia produtiva do ramo.

A maior parte do mercado não deve se entusiasmar muito por se tratar de acontecimento passageiro, com duração de apenas um mês. O empresário deve se perguntar: Vale à pena montar certo comércio para faturar muito apenas nesse prazo? Quanto será o investimento com o objetivo de lucro por tão curto tempo? Vale salientar que, a concorrência vai naturalmente aumentar, as empresas já consolidadas vão aproveitar para expandir seus negócios, pois possuem experiências e nome no mercado, dessa forma, é importante o empresário não se iludir com chances temporárias. Em fim, melhorar a condição da sociedade como um todo é questão de cidadania, e o empreendedorismo pode ser uma boa solução.

Compartilhar